top of page

Vistoria

A vistoria é imprescindível na locação de um imóvel, pois se caracteriza peIa minuciosa verificação e registro do bem avaliado e das condições que o cercam. Justamente devido a sua importância, a vistoria deve ser um instrumento bem elaborado e preciso, sobretudo em se tratando de imóvel para alugar. Neste caso,  além de poder se integrar ao contrato de locação, poderá servir para esclarecer eventuais dúvidas que possam surgir durante a locação ou ao seu final, notadamente com relação ao estado de conservação do imóvel.

O que é a vistoria de um imóvel?

Vistoria é o ato de avaliar um imóvel, observar os detalhes e verificar sua habitabilidade.

O imóvel como um todo é analisado: acabamento, fiação elétrica, encanamento etc. É possível que o inquilino ou o proprietário estejam presentes, embora um vistoriador possa simplesmente apresentar o laudo com o levantamento dos itens que foram observados.

Garantia para o locador e o inquilino

É necessário frisar que existem algumas situações que beneficiam tanto locadores como o inquilino.

1 – O inquilino tem alguns dias após a assinatura do contrato para constatar qualquer “problema”. Alguns problemas só aparecem em decorrência do uso, como problemas no sistema hidráulico ou elétrico.

2 – O proprietário pode solicitar uma vistoria durante a vigência do contrato caso receba alguma denúncia de mau uso do imóvel.

3 – O locatário também pode solicitar uma vistoria no imóvel caso tenha feito alguma alteração por conta própria, como trocar torneiras e azulejos. Lembrando antes de realizar qualquer modificação no imóvel é preciso obter autorização do locador.

4 – O locatário pode requisitar o cancelamento do contrato caso encontre algo prejudicial à sua estadia, como pragas, problemas elétricos ou hidráulicos.

bottom of page